Já ouviu falar de uma feira que só vende artesanato feito com material de reuso ou sustentável? E expõe obras de arte também? É a Artesania Pilões, um projeto socioambiental que acontece, a cada dois meses, na cidade fluminense de Três Rios.

Mais especificamente na área rural de Pilões, onde a feira nasceu. Tudo teve início há três anos, quando a educadora ambiental Jaqueline Teles Ank foi morar no bairro e passou a desenvolver ali um trabalho de coleta seletiva de plástico, o Projeto Plástico Vivo.

O bairro de Pilões, onde a feira nasceu, fica a dez minutos do Centro de Três Rios

Um ano depois, empresas da região começaram a doar descarte de lycra ao Plástico Vivo, que passara a estimular a produção de artesanato. A ideia era gerar renda para as mulheres do bairro.  Já entrara em cena, então, a designer Andréa Gui Phebo, que, com esse objetivo, criou a Artesania Pilões.

A sétima edição da Artesania aconteceu no Centro de Três Rios, em comemoração a um ano da feira

Em outubro, na sua sétima edição, a feira fez um ano. E, excepcionalmente, foi realizada no Centro de Três Rios, para atrair a atenção da população não só para o evento, como para Pilões. O bairro, que fica a dez minutos do Centro, é carente de serviços básicos em geral:

-A gente quer dar visibilidade a Pilões, ao artesanato local, quer que seus 3.900 moradores sintam orgulho de ser do lugar. E, desde que começamos este trabalho, vemos que isso já está acontecendo _ diz Andréa, curadora da feira, acentuando que o programa desenvolvido em Pilões é todo ligado a educação ambiental e transformação social.

Mosaico de tampinhas plásticas feito pelos artesãos para a entrada do bairro

Bolsas de crochê feitas a partir de sacos plásticos; pulseiras, anéis e cordões que usam cápsulas de café como matéria-prima são algumas das peças produzidas. Mais: diferentes artigos de lycra e peças de decoração de bambu e madeira reaproveitada, entre outros.

Cápsulas de café usadas são reaproveitadas para confecção de pulseiras e bijuterias em geral
Bolsa de crochê feita com saquinhos de supermercado descartados

A Artesania também abre um bom espaço para a gastronomia diferenciada e orgânica. E conta com várias apresentações de músicos e dançarinos da região, de diferentes estilos. Como a dança de rua, que é um dos temas dos cursos que o projeto oferece no bairro _ o principal deles são as oficinas de artesanato.

O balé foi uma das apresentações oferecidas pela edição da feira do mês de outubro

Anote aí: 8 de dezembro é a data da oitava edição. Três Rios fica a duas horas da capital.