Gabi e Eduardo Zenker produziam vinhos naturais no município gaúcho de Garibaldi. Em 2017, o casal foi acusado e denunciado por outros vinicultores, por “fazer vinhos  ilegalmente”. Como não tinha toda a documentação exigida, a dupla teve a produção jogada fora pela fiscalização. Toda ela. 

Foi um rebuliço no mundo dos vinhos, principalmente no dos vinicultores naturais, aqueles cuja produção não inclui qualquer tipo de química ou artifício mecânico. Como consequência, os pequenos produtores se uniram e passaram a cobrar uma legislação mais plausível de ser seguida pelo setor. O que fortaleceu esse mercado. Felizmente a dupla não desistiu e hoje produz o Arte da Vinha.

O Flua: o bar está hospedado na garagem da casa em que moram as proprietárias, no bairro de Ipojuca

Essa é uma das histórias contada à mesa pela sommèliere Lua Sampaio, consultora, ex-bartender e proprietária do Flua, um bar de vinhos superdescolado. em São Paulo, que só trabalha com pequenos produtores.O Flua tem outras duas característica que o diferenciam da maioria. Uma delas: a carta é mutante, toda semana tem novidade. A outra: um atendimento informal: muitas dicas e informações sobre a vinícola que faz o vinho que está na taça. 

Lua e Renata: a informalidade e a conversa ao pé da mesa são diferenciais da casa

Hospedado na garagem da casa de  Lua, o bar segue a tendência de crescimento das casas especializadas, em função do aumento da produção e do consumo nacionais nos últimos anos. Que o diga, também, a expansão do enoturismo, tornando cada vez mais comum – fora da pandemia, é claro – as visitas a vinícolas e vinhedos.

Tábuas de queijo, geleias e charcutaria, no cardápio do Flua. O bar faz entregas

A maior parte da carta da casa é composta não só pelos vinhos naturais, como pelos orgânicos (sem pesticida no plantio) e os biodinâmicos (que seguem a linha dos outros dois, usando o calendário lunar). Os tradicionais também estão lá.

Como os vinhos são oferecidos não só em garrafa, mas também em taça, as segundas-feiras foram destinadas ao dia da Xepa, quando os que foram abertos no fim de semana são vendidos em promoção, ao preço único de R$ 15.  

O Flua Vinho & Companhia, que é uma sociedade de Lua com sua companheira, Renata Figo, também vende outros produtos artesanais, como cafés, geleias, tábuas de queijos e charcutaria. Além de conservas e empanadas da casa. Ao público, a casa abre de sexta a segunda. Para entrega, está tudo disponível de segunda a segunda. 

Além do Arte da Vinha, entre outros vinhos nacionais que Lua destaca estão os da Era dos Ventos, do Domínio Vicari, Casa Viccas, Cantina Mincarone, Faccin, Guatambu.

O bar (www.fluaipojuca.com) fica na Rodrigues de Campos Leite, 13, na Vila Ipojuca. O Whatsapp é (11)96020-6868.