Casal descreve dias fantásticos ao lado de amigos em montanhas fluminenses

Por Eloiza Pizetta e Antonio Torres. Imagens de Léa Cristina

Cachoeira da Cascata: para chegar lá, leva-se uma hora, da qual 40 minutos são de trilha

Outra vez: o que é Quaretareto? Pesquisamos pelas redondezas e com as proprietárias da fazenda, que leva esse nome, e nada descobrimos. Mas que o lugar tem relação com o divino e maravilhoso, com certeza tem!

Estávamos numa antiga fazenda de café, em uma casa rústica e muito interessante, muitos vidros e vitrais divertidos, além de decoração bem criativa. A piscina natural serviu, antes, para a lavagem dos grãos, que depois iam para o terreiro secar. A uns 200 metros da casa existe ainda um poço natural espetacular… repleto de “orixás” e excelente para se meditar.

A casa do Quaretareto fica incrustada em meio a árvores, mata e montanhas
A piscina natural fica onde, na época do plantio de café, era feita a lavagem dos grãos

Incrustada num vale de muitas montanhas e com uma vista de tirar o fôlego, a majestade do lugar mexe com nossos padrões de grandeza, principalmente após um temporal de verão quando a natureza explode em vento, chuva e trovões. Em seguida, tudo se acalma, o mato fica mais verdinho e o arco-íris normalmente vem marcar presença.

Arco-íris duplo depois de uma bela tempestade, com direito a raios e trovões

O Quaretareto é uma fazenda que fica no Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena, Estado do Rio. Quase chegando, já em estrada de terra, passamos pela Tudelândia, uma bela e antiga fazenda. A casa, com seus porões com pé-direito alto e assoalho em pinho de riga, tem uma elegante fachada em estilo neoclássico. Já foi uma das maiores produtoras de ovos do estado. Hoje produz doce de goiaba e pimentas, ambos deliciosos. Vale degustar e levar para casa. 

Chegar ao Quaretareto pode virar uma emoção, em caso de rolar uma dessas tempestades de verão. Mas nós conseguimos, mesmo com um carrinho básico. E aí foi só desfrutar de sossego, silêncio, som de cachoeira, de gansos, patos, pássaros, grilos e sapos.

O casal Antonio e Eloiza à porta da sala da casa rústica e de decoração supercriativa

À noite, desligando a eletricidade e sem luz alguma ao redor, mais um belo espetáculo… a noite estrelada! Que céu! E, sem internet e sem aparelho de TV, o papo com os amigos corria solto: que estrela é aquela? onde está o Cruzeiro do Sul e a constelação de Escorpião? viu a estrela cadente?

Durante a noite, a casa e seu entorno continuam produzindo um belo espetáculo

Pela manhã, para o café colonial, colher abacates de diversos tipos em abacateiros de mais de 15 metros de altura… uau! E que delícia! Horta com pimentas, quiabo, temperinhos e muitas ervas. Hora do almoço, galinhada com aipim. Tudo fresquinho e da fazenda. Sem palavras…

Em nenhum momento sentimos calor ou vontade de ligar o ventilador (que levamos) ou ar condicionado (que não tem). Temperatura perfeita. E ainda estávamos no verão. Uma das trilhas que fizemos foi até a Cachoeira do Desengano. Que altura! Maravilhosa! A trilha com lindos trechos, visual deslumbrante, mata fechada e muita diversidade. A Natureza quando tem espaço é sempre surpreendente e bela.

Muito obrigada Mag e Silvana por cuidarem, ou melhor, por não deixarem destruir este paraíso. Assim sempre que pudermos teremos o prazer de desfrutar e lembrar como é a Natureza!

Ah! Ia me esquecendo, era carnaval. Um dia fomos até a cidade ver o movimento. Bem bacana, cidade cheia, milhares de pessoas vêm de fora para curtir o reinado de Momo local. Tem desfile de escola de samba, são duas; a Vermelha e a Azul, que desfilam em dias diferentes para não ter confusão.

Mas logo deu saudade do sossego e da paz do Quaretareto. E assim ficamos por cinco dias nesse paraíso, tão perto do Rio, quanto tão preservado e intocado.

COMO CHEGAR

A Santa Maria Madalena. Via BR-101, a cidade fica a 243km de Niterói, em trajeto de 3h20m. Por Nova Friburgo, são 215km apenas, mas leva-se mais tempo: cerca de quatro horas.

ONDE FICAR

Quaretareto. A fazenda fica a 12km do centro de Santa Maria Madalena (como parte da estrada é de terra, leva-se meia hora até lá). Preços a combinar. Telefone: (22) 99974-5361

Pousada Verbicário. A pousada fica a 3,3km do centro da cidade. Diária de casal a R$ 228.  Site: pousadaverbicaro.com.br 

Hotel Girassol da Serra. O hotel fica no centro da cidade. Site: hotelgirassoldaserra.com.br/portal

2 comentários em “O que é Quaretareto?

  1. Telma salgado Responder

    Nossa!! Que delícia de lugar, minha filha morou em nova Friburgo, se soubesse desse paraíso teria ido à Madalena, espero que tenha oportunidade de conhecer, valeu!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *